sábado, 25 de outubro de 2008

A PRINCESA DE ÉBANO / The Ebony Princess

(…) Daughter of the Sun and the Moon’s sister, princess Alafiá had a light of her own. Wherever she went, her shine was so bright that enlightened the heart of those who laid eyes on her. Her skin was dark as ebony and her long black hair flowed down her back like a waterfall. Her olive green eyes were kind and used to glow like stars, revealing her merciful and benevolent nature.
That day, Alafiá decided to go on a journey. Her mission would drive her across precipitous mountains, endless African plains inhabited by ferocious wild animals and deep rivers of boisterous waters, to seek the council of a very old and wise woman.
She hoped that the strange woman would reveal to her a powerful and millenarian secret that she heard about when she was little: the formula of an ancient spell made with the roots of a very rare and exotic plant that grew in unknown location. She would use it’s magic to put an end to the hunger and misery of her people (…)

(…) Filha do Sol e irmã da Lua, a princesa Alafiá possuía luz própria. Por onde quer que passasse, o brilho que irradiava iluminava e aquecia o coração daqueles que a avistavam. A sua pele era da cor do ébano e os seus longos cabelos escuros caíam-lhe em cascata pelas costas abaixo como uma exuberante cortina negra. Os seus olhos verde-azeitona eram bondosos e resplandeciam como dois astros luminosos, revelando uma natureza benevolente e misericordiosa.
Naquela tarde, Alafiá decidira partir numa jornada. A sua missão levá-la-ia a percorrer os planaltos escarpados das regiões montanhosas que demarcavam as fronteiras dos domínios do seu pai, lançá-la-ia através de extensas planícies onde habitavam ferozes animais selváticos e fá-la-ia atravessar rios de águas revoltas e profundas, em busca do conselho de uma mulher muito velha e sábia que vivia isolada do resto mundo.
Esperava que a estranha anciã lhe confiasse o poderoso segredo milenar de que ouvia falar desde pequena: a fórmula de um feitiço realizado a partir das raízes de uma planta muito rara e exótica, que crescia em parte incerta. Usaria a sua magia para acabar com a fome e com a miséria que atormentava o seu povo (...)

38 comentários:

dona maria papoila disse...

gosto tanto das tuas ilustrações como das tuas histórias que nos acrescentam sempre alguma coisa.
:)

Ana de Amsterdam disse...

Que linda ilustração, que delicadeza, que combinação perfeita de cores e texturas...

Os bons artistas têm uma capacidade incrível em reinventarem-se...e é assim que tu és! Todos os dias me surpreendes...

A história é linda, todos nós deveríamos abrir mão do nosso conforto, da nossa rotina...deveriamos ter a coragem de enfrentar feras e partir em busca de algo bom, em busca do conhecimento, em busca de novas culturas...em busca do conhecimento da humanidade como um todo, em busca do nosso verdadeiro eu.

Chris Wahl disse...

You have a very unique style. Great work!

LACEE BLACK disse...

Frasico,

Thanks for visiting my blog. Your stuff is amazing. I added your blog to my list of artists that I follow on my sketchbook blog. Thanks for the invite!!

LACEE BLACK disse...

sorry I meant to add this to the end of my last comment:

http://sketchesandstrawberries.blogspot.com/

Francisco Martins disse...

Iarinnha:
Obrigado pelo comentário e pela visita!

Amsterdam:
Obrigado pela tua preciosa ajuda aquando da concepção deste trabalho - a tua opinião e os teus conselhos são sempre muito importantes para mim. Neste trabalho em particular os teus conselhos desempenharam um papel fundamental...

Chris Wahl:
Thanks for the visit and the comment, Chris. I truly admire your work!

Lacee:
Thanks for returning the visit, and for the nice comment you left me :)
I'll keep following your work!

Mutantboss disse...

This is very beautiful. You are a very talented artist, keep up the great work. Nice use of color!

Nicole disse...

Exquisite! Beautiful work. Obrigada. :)

Nico Di Mattia disse...

Great works man! Congratulations!

Max Fulop disse...

great work!, really good and good compositions. I will be following you.

Francisco Martins disse...

Mutantboss:
Thank you so much for the complement, you're very kind!

Nicole:
Thanks for stoping by Nicole, and for the comment.

Nico:
Your work is very impressive Nico, I'm very pleased that I found your blog and your youtube chanel.
Thanks for visiting, and congratulations on your birthday!

Max:
Thanks fo returning the visit Max, and for the comment. I'll keep following your blog as well

Anónimo disse...

Your works are majestic!!!!
My congratulations!!!
Beautiful works!

Thank you for your commentary in my weblog... :)

Pupi disse...

wonderful works you have. I had a nice surpirse :)

Francisco Martins disse...

Fero®:
Thanks for stoping by and for the comment you left me. I Loved the Stalone caricature you made, its brilliant!

Pupi: Thank you for visiting Pupi, you have really great works too... I'm glad that I found your blog!

manohead disse...

muito bom seus trabalhos

Gracia disse...

Hello! many thanks for your visit and your comments in my blog! you have great works in yours. I love this last illustration! great colours, very nice drawing too! And I love your collage style for the other illustrations, the mix of photos and graphic elements is cool!! congratulations!! :D

leandro disse...

obrigado pola visita e os comentarios!
parabens polo blog!!

J.BOSCO disse...

Sensacional seus trabalhos Francisco Martins, brigadão pela visita.
parabéns!
abraços

Sérgio J. F. Matos disse...

Peço desculpa por não ter comentado antes, mas o Tempo e eu não nos entendemos sobre o que fazer entre o sol e a lua, a ampulheta e a sua areia...

Também não me esqueci do texto que me enviaste, e que já comecei a ler com atenção...

Em relação a esta ilustração: Magnífica!
Sem dúvida uma das melhores do blog... Além de uma boa ideia, bem executada, é uma autêntica tapeçaria Africana, ilustrando as suas fábulas e mistérios de forma fantástica e maneirista (se me é permitida tal comparação).

Também o conto está magnifico, uma excelente interpretação da lenda de Alafiá...
Desconhecia esta página da mitologia Africana, mas tenciono pesquisar com calma as suas origens e raízes mais ou menos fictícias...

Excelente trabalho.

S.

Atenção: (...) revealing her merciful (...)

Dominic Philibert disse...

Very nice illustrations!

Francisco Martins disse...

Manohead:
Thanks for the complement and for your visit.

Stranded:
Many thanks for visiting, I love your style and your blog is great. So far, your multi-colored face with the microphone, and the illustration in the 2008 New Year card, are my favorite. I'll be following your blog!

Leandro:
Obrigado por teres retribuído a visita.

J.Bosco:
Agradeço igualmente a visita e as palavras de incentivo. Muito obrigado.

Optimista:
Olá S.
Obrigado por mais uma visita.
Em relação ao conto que escrevi sobre Alafiá, confesso que não perdi muito tempo a pesquisar sobre as origens mitológicas desta figura, nem sei ao certo se existe na mitologia africana (ou porventura em mitologias de origens diferentes) uma princesa com o mesmo nome.
Quando resolvi escrever o texto para esta ilustração, decidi que a figura imponente que se ergue no centro da minha ilustração - vestida de sol, com olhos postos no desconhecido - tinha porte de princesa ou de rainha, e que o misticismo que a envolve possuia simultâneamente qualquer coisa de muito humano. Por essa razão não podia ser uma deusa do panteão africano. Assim, fiz uma pesquisa num site de nomes africanos, numa tentativa de encontrar um nome que me agradasse para esta personagem. Gostei muito do nome Alafiá. A sua sonoridade combina na minha opinião com a figura e com as cores da ilustração.
Como na tradição de muitos povos africanos, as pessoas de sangue real são considerados semi-deuses (temos o exemlo dos egípcios que acreditavam que o faraó era filho de Rá, e que as rainhas do seu povo eram as filhas de Isis), achei por bem fazer alusão a essas tradições dos povos estabelecidos nas áreas mais próximas do deserto; e decidi que Alafiá seria considerada como "filha" do sol (Rá) e irmã da lua (um dos símbolos de Isis).
Temos também a questão da simbologia: A minha intenção era que a protagonista deste conto fosse a personificação do bem, e que por isso, fosse representada por símbolos de luz ao longo de toda a narrativa.
A essência desta história/estória é que a dada altura, após encontrar a mulher sábia que se refugiara no seu eremitério, Alafiá se depararia com a esmagadora verdade de que nem a magia de todos os feiticeitos do planeta juntos, nem o poder dos seus astros protectores (o sol e a lua), seriam suficientes para restaurar a prosperidade e o esplendor do seu povo e da sua terra. Essa seria uma tarefa que teria de partir dos homens, e que só no dia que todos os seus irmãos humanos estivessem dispostos a largar o conforto das suas casas para em conjunto, atravessar rios revoltos, enfrentar feras e escalar montanhas (à semelhança do que ela fizera), unindo esforços em sinergia para restaurar o equilíbrio; só então a sua visão se cumpriria.
Talvez um dia acabe de o escrever.

Dominic Philibert:
Hello Dominic, thanks for visiting. I saw your blog and I think that your stuff is great, your drawing skills are amazing. Congratulations!

DELOIRE disse...

excellent

Celso Mathias disse...

Valeu pelos elogios! Essas suas ilustrações estão bem Viscerais hein?
Parabéns!
Um abraço do " gajo" carioca!!
---
Celso mathias

ELLA ELVIANA disse...

your works are absolutely stunning! you are very talented, amazing..!

Francisco Martins disse...

Deloire: Thanks for the visit and the comment!

Celso: Obrigadão por teres retribuído a visita. Também gosto muito do teu trabalho! Abraço.

Enigma:
Thank you so much for the complement and for visiting. Your illustrations are very sweet, I love them all!

bog_art disse...

Thanks for your comment in my blog!.. you have a great art work here!.. what a great way to use the graphic images!..

Alexander disse...

Thanks for the coment man...... i like your blog, You have a really good ilustracion.....
Good work and Thanks....

Pito disse...

Great work!!!

Admiro tu trabajo.

Saludos.

Francisco Martins disse...

Thanks for visiting guys and for leaving a comment!

senhorita valdez disse...

txiki do coração, ilustrador suprasumo, yoda do desain, artiste tout court: acho que tens vindo a evoluir bastante no teu estilo, e gosto da forma como tens explorado novas temáticas, sempre dentro de um imaginário fantástico, que a mim, me encanta!
bjs desta tua cat fighter ingrata

Mar Ballesteros disse...

Que bello todo! Gracias por pasarte por mi blog. Tus ilustraciones son muy evocadoras y mágicas.Me han encantado los fotomontajes.

Paulina Lombardo disse...

I like your ebony princess, is so beautiful.

Pau

Francisco Martins disse...

Thank you so much; Muito obrigado; Muchas gracias

Jessica Piqueras disse...

Your work is very interesting.
I like this picture especially.
It is lightweight and spiritual.

Coralie colorie disse...

Muito bonito !

puri.menaya disse...

Muito bonito! I like your Ebony Princess with so much light in her skin and strong in her heart. Very good ilustration and the history too. Is it yours or is it an old mith? I would like to know the end..

Francisco Martins disse...

Thank you Jessiea and Coralie Colorie for your nice comments. See you son!

Puri: Thank you so much for visiting me and for the comment you left here on my blog
I'm happy you liked my Ebony Princess illustration. I love old myths, but this time, I wrote the story myself.
I haven't wrote the end yet, but I'm working on it...

Your blog is really great, and your stories are very sweet!
Un saludo!

Anónimo disse...

I love subversivetales.blogspot.com! Here I always find a lot of helpful information for myself. Thanks you for your work.
Webmaster of http://loveepicentre.com and http://movieszone.eu
Best regards