sábado, 5 de julho de 2008

THE SPIRIT OF WISDOM

Every tree has a spirit which is the power of It´s life force. There are some particular spots where you can feel their presence almost in a tangible way…places of power, where the essence of Mother Nature is still strong, and where each tree is a symbol of the never ending cycle of life.
Some legends speak about the Queen of Trees, the Elder Tree Mother, that grows in a mythical forest of unknown location. It is old and full of wisdom.
It is said that, whenever a tree is cut down the Tree Mother weeps.

Todas as árvores possuem um espírito, no qual consiste o poder da sua energia vital. Existem locais onde se pode sentir a sua presença de uma forma quase tangível…locais de poder, onde a essência da Mãe Natureza é ainda forte, e onde cada árvore é um símbolo do interminável ciclo da vida.
Algumas lendas falam a respeito de uma Rainha das Árvores - a Velha Árvore Mãe, que cresce numa floresta mítica, de localização incerta. É antiga e muito sábia.
Diz-se que, sempre que uma árvore é cortada, a Árvore Mãe chora.

6 comentários:

Ana de Amsterdam disse...

Mais uma excelente ilustração.
Mais uma excelente mensagem deixada por alguém especial que consegue ver a Natureza como um todo.

Continua a deixar-nos voar nas asas das tuas coloridas borboletas que nos vão impregnando a rotina com beleza.


Obrigada!

Anónimo disse...

Não há nada mais bonito do que ver alguém setir se parte da grande mae natureza. linda ilustraçao. como sempre.
iara

Sérgio J. F. Matos disse...

Espectacular ilustração!

Corrige-me se estiver errado, mas parece inspirada na escultura do João, que se encontra na Volta do Duche, em Sintra... Uma bela Dríade sem dúvidas...

Mas, sendo inspirada nessa peça – ou uma criação autónoma da tua fértil imaginação – é em qualquer dos casos uma grande imagem cheia de simbologia e mística, contendo também em si, o paradoxo antropogénico do homem como ser natural ou artificial...

...ou um puzzle de ambos...

S.

Francisco Martins disse...

Olá oprimista (S.)!

Apesar de parecer estranho, eu já estava a trabalhar nesta ilustração quando vi a escultura do João. No entanto, acaba por ser natural, uma vez que ambos somos fascinados por dríades.
Há coisa de uns dois anos fiz uma série de 4 ilustrações com dríades (talvez dríade não seja o nome mais correcto, uma vez que em 3 das ilustrações, usei figuras maculinas - embora na mitologia grega, as dríades fossem espíritos femininos associados às árvores), e gostei muito do resultado. Já há muito tempo que andava com vontade de repetir o género de linguagem gráfica que usei nessa série de ilustrações: http://subversivetales.blogspot.com/2007/07/4-seasons-in-axis-mundi.html

A Personificação da natureza sempre foi um dos temas mais recorrentes no meu universo criativo, e um dos que carregam maior significado aos meus olhos, na medida em que cresci cercado pela natureza (os meus pais tem uma quinta em Magoito, Sintra, e a minha mãe tem um talento especial para as plantas e flores, razão pela qual os jardins da minha casa parecem uma mini-versão da floresta amazónica, tal é a diversidade de vegetação).

Em Novembro do ano passado fiz um trabalho para o novo EP dos Primitive Reason (Cast the Way), cujo conceito assenta precisamente na personificação da natureza. Para a capa do EP criei nada mais, nada menos do que uma Dríade, que representa Gaia, o elemento primordial:
http://subversivetales.blogspot.com/2007/11/mother-earth.html

Gostei mesmo muito da escultura do João. Na minha opinião, é uma das melhores, se não a melhor das esculturas expostas na Volta do Duche. Não obstante, apesar de ter ficado fascinado pela escultura, e pela forma como o João conseguiu transformar um bloco bruto de pedra numa figura tão graciosa, com uma textura tão pefeita, o facto de ter criado uma ilustração com um tema semelhante, foi apenas uma coincidencia interessante. Isso é uma prova que os nossos espíritos criativos estão em sintonia e acompanham as mesmas tendências artísticas.

Obrigado pelo comentário.

María José Ballesteros disse...

Me ha encantado esta ilustración, la fusión entre la naturaleza y la persona. Me llama la atención tu trabajo porque tiene un estilo muy característico.
Gracias por visitar mi blog y darme la oportunidad de conocer tu trabajo.
Saludos

Francisco Martins disse...

Muito obrigado pelo comentário Maria José! O teu trabalho também é lindíssimo...e vejo que os nossos universos criativos não são muito diferentes.

bjs